Quantcast
Channel: mallarmargens
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5548

JOSÉ OITICICA FILHO EM EXPO NO RIO ATÉ 12/03

$
0
0



JOSÉ OITICICA FILHO
GANHA MOSTRA NA GALERIA ÍNDICA

Retrospectiva celebra os 110 anos de um dos ícones da fotografia moderna brasileira.

Fotos e pinturas do artista ficam em exposição de 16 de janeiro a
12 de março, em Ipanema.





A Galeria Índica abre o ano com a exposição de um dos principais nomes da fotografia moderna no Brasil:José Oiticica Filho (1906-1964). A mostra, com curadoria de Cesar Oiticica Filho e Carlo Cirenza, celebra os 110 anos do fotógrafo, pintor e ontomólogo brasileiro, pai do artista Hélio Oiticica (1937-1980). A proposta é fazer uma breve retrospectiva da obra do artista que, a partir das experiências com a microfotografia de insetos, transformou-se numa referência dos movimentos concretista e neoconcretista na fotografia brasileira. Com cerca de 30 fotografias, a exposição fica em cartaz de 16 de janeiro a 12 de março de 2016, em Ipanema.

A mostra reunirá exemplares das diferentes fases da trajetória do artista carioca, de fins da década de 1940 até 1964. “Com um trabalho de alta voltagem experimental, a partir da microfotografia de insetos, José Oiticica Filho expandiu as possibilidades artísticas da fotografia. Estarão ali obras emblemáticas dele, da época do registro científico, da fase do fotoclubismo, da busca da abstração e da linguagem construtiva”, revela Cesar, curador e neto do fotógrafo.
Formado em engenharia, José Oiticica Filhofoi entomólogo no Museu Nacional do Rio de Janeiro, onde começou suas experiências com fotografia. Participou de várias associações de fotoclubismo, tornando-se um fotógrafo de renome, expondo no Brasil e no exterior. Durante dez anos esteve entre os dez fotógrafos mais premiados do mundo, fazendo do laboratório um campo de ‘testes’, unindo princípios da pintura e da fotografia. Segundo críticos, as fotografias de José Oiticica Filho mantêm um diálogo com obras de fotógrafos norte-americanos, como Man Ray (1890-1976) e László Moholy-Nagy (1894-1946).

JOSÉ OITICICA FILHO (Rio de Janeiro RJ 1906 - idem 1964)
Fotógrafo, pintor, entomologista e professor. Filho do pensador anarquista e filólogo José Oiticica (1882-1957) e pai dos artistas visuais Hélio Oiticica (1937-1980) e César Oiticica (1939). Formou-se na Escola Nacional de Engenharia, em 1930, no Rio de Janeiro. Lecionou matemática nos colégios Jacobina, Pedro II, na Faculdade Nacional de Medicina e no Colégio Universitário, entre 1928 e 1962. Foi entomólogo especializado no Museu Nacional da Universidade do Brasil, de 1943 a 1964. Um dos mais influentes membros do movimento fotoclubístico no país, integrou o Foto Clube Brasileiro e a Associação Brasileira de Arte Fotográfica, no Rio de Janeiro, e o Foto Cine Clube Bandeirante, em São Paulo. Participou de exposições em diversos países, recebeu premiações e foi incluído na lista dos melhores fotógrafos do mundo, segundo a Fédération Internationale d'Art Photographique. Em sua trajetória como fotógrafo desenvolveu trabalhos utilitários, que são as microfotografias realizadas para documentar seu trabalho de pesquisador; passou pelos fotoclubes, que congregavam fotógrafos em torno de discussão acerca da técnica e da estética da fotografia; realizou fotografias abstratas e aderiu ao construtivismo, aprofundando a crítica ao figurativo e experimentando novas possibilidades no processo em laboratório, onde recriou a imagem fixada pela câmera. Tornou-se uma das principais figuras da moderna fotografia brasileira

SERVIÇO

Exposição: José Oiticica Filho
Curador: Cesar Oiticica Filho e Carlo Cirenza
Local: Galeria Índica
Abertura: 16 de janeiro de 2016
Período: de 17 de janeiro a 12 de março
Horário de Visitação: de terça a sábado, das 11h às 19h
Entrada franca
End.: Rua Visconde de Pirajá, 82 - loja 117, subsolo - Ipanema (em frente à Praça General Osório) – Rio de Janeiro
Tel: (21) 2523-6493
www.indicaarte.com


Viewing all articles
Browse latest Browse all 5548