![]() |
(poema do livro “A Retornada”)
como se, com cada uma de minhas cartas,
eu entrasse cada vez menos em contato contigo
Ghérasim Luca
não são meros exemplos ratos brancos subindo as escadas um dia ocuparão o quarto inteiro tocam a mesa com sua língua bífida comem todo o oxigênio uma luz de bússola espera que tudo se acalme o pensamento repouse as imagens não deslizem umas sobre as outras a cada hora aumenta um pouco mais o vento a fúria das respostas rodopiam tufos da barba do diabo saindo pela janela se o real fosse também o verdadeiro (o diabo abrindo janelas)haveria uma chuva diferente para cada corpo na hora do desmaio como nos cartoonsmorreríamos muitas vezes sem espasmo cobertos por sudários por palmeiras toneladas de explosivos sem leito sem histórias sem correios isto também vai desaparecer sem deixar rastros
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Laura Erber volta aos versos em “A Retornada”
Autora também retorna a experiência limiar com a morte no livro que sai pela Relicário
Passados nove anos desde a publicação do finalista do Prêmio Jabuti “Os Corpos e os Dias”, a escritora carioca Laura Erber volta aos versos em “A Retornada”, publicado pela mineira Relicário Edições. Autora também retorna a uma experiência limiar com a morte no novo livro, que traz outras marcas de sua escrita, como a sinestesia, a relação com outras artes, em especial a imagem, além da intertextualidade, em uma poesia que se faz por contágio. A obra será lançada em eventos em Belo Horizonte, em junho, e no Rio de Janeiro, em julho (leia mais abaixo).
O atravessamento recíproco entre as diferentes áreas de atuação de Erber– que, além de escritora, é artista plástica – traz às suas produções um visível efeito sinestésico. Diferentemente do que ocorre em “Os Corpos e os Dias”, no qual associa fotografia aos versos, em “A Retornada” essa sinestesia não está apreensível de modo imediato ou evidente, mas percebida em versos de evocação visual, como se o leitor estivesse diante de uma pequena coleção de obras plásticas. A imagem, no novo livro, é um motivo de interrogações e dúvidas, algo que inquieta o olhar e move a escrita.
Nessa volta ao poema, Erberretorna também a uma experiência limiar de “olhar a morte nos olhos” – para citar Pasolini – e do desafio que um tal confronto coloca à escrita. Heloísa Buarque de Hollanda, no posfácio, escreve que a poesia de “A Retornada”é aquela de “uma mulher que se surpreende falando sozinha ao tentar dizer o prazer do prazer de se imaginar meio morta”.
Outra marca de “A Retornada”é a intertextualidade. Trata-se de um livro de conversas tensas, em que as epígrafes têm papel especial. Alguns poemas são construídos como resposta aos versos de poetas eleitos como propositores ou fantasmas amigáveis. Uma pergunta-verso da poeta norte-americana Sylvia Plath (1932-1963), da qual Erber se apropria e à qual parece responder de diferentes maneiras ao longo da obra, abre o volume: “Posso escrever poemas? Por uma espécie de contágio?”.
Os versos seguem justamente deixando-se intoxicar, ou se curar, pelas vozes de Heiner Müller, Marina Tsvetaiéva, Ghérasim Luca, Mallarmé, Ted Hughes, Agnès Varda e muitos outros, revelando pares e espelhos que, estilhaçados, devolvem uma constelação de outras tantas possibilidades.
Sobre a autora
Além de escritora, a carioca Laura Erber (1979-) é artista visual e professora. Sua prática artística transita entre linguagens. Realizou o filme “Diário do Sertão” (2003), no qual o locus de Guimarães Rosa é reativado, transbordando as noções convencionais de território e geografia. Suas obras foram exibidas em museus e centros de arte no Brasil e na Europa, como Fundació Joan Miró, na Espanha, Jeu de Paume, Grand Palais e Palais de Beaux-Arts de Paris, na França, Museu de Arte Contemporânea de Moscou, na Rússia, Skive Ny Kunstmuseum, na Dinamarca, e MAM Rio (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro). É autora do romance “Esquilos de Pavlov” (Alfaguara, 2013), finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti, e dos livros de poemas “Os Corpos e os Dias” (Editora de Cultura, 2008) e “A Retornada” (Relicário, 2017). Em 2015, com o crítico Karl Erik Schøllhammer, fundou a editora digital Zazie Edições, voltada para livros de arte, teoria e crítica.
Sobre a Relicário Edições
Criada em 2013 pela editora Maíra Nassif, graduada e mestre em Filosofia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a Relicário Ediçõesé especializada em publicações nas áreas de estética/filosofia da arte, crítica e teoria da literatura. Em 2017, a literatura ganha mais força em sua linha editorial, com a publicação do romance “Jamais o Fogo Nunca”, de Diamela Eltit, escritora chilena convidada da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em julho deste ano. Também estão previstos os volumes de poesia “Como se Fosse a Casa (correspondências)”, de Ana Martins Marques e Eduardo Jorge, além de traduções de poemas do austríaco Ernst Jandl (1925-2000) e do alemão Christian Morgentern(1871-1914).
FICHA TÉCNICA
A Retornada
Autora: Laura Erber
Texto de orelha por Lu Menezes
Posfácio por Heloísa Buarque de Hollanda
60p.| 2017 | 12,5 x 21 cm
ISBN: 978-85-66786-56-9
R$ 30
À venda a partir de junho de 2017, em livrarias e no site da Relicário Edições: www.relicarioedicoes.com
SERVIÇO
Lançamentos do livro “A Retornada” (Relicário Edições), de Laura Erber:
1- No Ciclo de Conferências Poesia e Experiência - Diálogos, leituras, perspectivas.
Data: 13 de junho, terça-feira
Horário: 16h30
Local: Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais – Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627, Pampulha. Informações: poesiaeexperiencia@gmail.com
2- No projeto Caro Leitor do Sesc Palladium, com o debate Feminismo, Arte e Literatura, com Laura Erber, Ana Bernstein e Rosana Paulino.
Data: 20 de junho, terça-feira
Horário: lançamento,às 18h30; debateàs 20h.
Local: Sesc Palladium – Foyer Rio de Janeiro – Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro, Belo Horizonte. Telefone: (31) 3270‐8100.
3- No Rio de Janeiro (RJ)
Data: 06 de julho, quinta-feira
Horário: a confirmar
Local: Livraria Argumento – Rua Dias Ferreira, 417, Leblon, Rio de Janeiro. Telefone: (31) (21) 2239-5294.
Todos os eventos têm entrada gratuita.