Quantcast
Channel: mallarmargens
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5548

Cinco vocábulos com humor, do escritor André Ricardo Aguiar

$
0
0
Imagem: Pixabay



Dicionário anatômico de objetos e seres
de André Ricardo Aguiar

 
Sofá 

Animal vertebrado da pequena fauna de quatro pés, em que uma patética imobilidade permite o pouso das nádegas ou a polinização da poeira, malgrado sua estrutura de molas e espumas suportar, com ou sem rangidos, a assombrosa monotonia das reuniões de família, os indesejáveis concílios de fazer sala para as visitas, a morte súbita de uma tia encostada, etc e gatos.


Despertador

Pequeno terremoto sonoro, estojo onde se guarda o susto acionado por hora marcada e violento enfarte de seu mecanismo lógico-neurótico que pode ser desativado por sistema de travamento ou súbito murro e palavrões.


Ovo

Compartimento perfeito onde se exercita o mistério e cujo manuseio termodinâmico por um período entre um suspiro e a eternidade pode resultar na quebra do invólucro e de sua própria definição, não invalidando, sob quaisquer aspectos, sua origem assustada, a galinha.


Escada rolante

Mecanismo que segue as pessoas até ocultar-se novamente em suas camadas e ferro e degraus semoventes, tendo o cuidado do eterno retorno onde se dá nova perseguição sem que se tire o pé do chão. Sua leveza é à custo de desníveis do peso e da fuga de uma labareda de metal ou numa corrida em que degraus viram planícies acessíveis aos intestinos do piso. Quando volta às pessoas sua vigilância é a mesma e o peso que carrega nas costas é uma eficiente indiferença de lagarta afônica.


Tamanduá

De variado tamanho, instrumento de sopro. Assimétrico e esquisito, ausente sua dentição dado que em seu tubo não poderia surtir efeitos, sua jornada diária é estabelecer a dinâmica entre ar e nutrição, confirmando, segundo sua natureza, o funcionamento de sua bomba de sucção para as populações minúsculas que não desejam estar no mesmo ar que tal ser respira comendo. No entanto, se consegue o intento, a sensação de alimentar-se causa mesmo um formigamento.







André Ricardo Aguiaré paraibano, nascido em Itabaiana. Tem diversos livros publicados, entre eles, alguns infantis, como Chá de Sumiço e outros poemas assombrados (Autêntica). Escreve contos, crônicas, contos e poesia. Pela Patuá saiu o mais recente, Fábulas Portáteis, de contos e minicontos e de onde saiu esta seleção. Prepara uma antologia de poemas felinos e tem inéditos para uma obra de poemas, ainda sem título.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 5548