Quantcast
Channel: mallarmargens
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5548

ALEX HAMBURGER LANÇA LIVRO NO RJ | 26/07 | 18H | OI FUTURO DO FLAMENGO

$
0
0





Caros amigos,

Tenho o prazer e a honra de convidá-los para o lançamento do meu livro de (anti) poesia Doctypes
e projeção de Visopós na próxima terça-feira, 26 de julho, no Oi Futuro do Flamengo, entre 18 e 20h, conforme convite e release anexos.

Contando com a sua inestimável presença, aceitem o meu afetuoso abraço,

Alex von Hamböerguer


*   *   *





Doctypes é uma antiobra, um antilivro, e se situa como proposta para despertar ou disparar movimentos de pesquisa no campo da poesiaconceitual. Modalidade que ainda não teve o seu lugar no país, este livro é uma transcrição em linguagem HTML de um dia do diário eletrônico do autor na rede social Facebook

Desde as "parole in liberta" futuristas, os "caligramas" de Apollinaire, a "tipoesia" Dada e o "zaum" cubo-futurista, passando pelo "concretismo", "letrismo" até o "poema-processo", a literatura experimental tem acompanhado discretamente a chamada grande literatura.

A vocação da poesia conceitual aponta no sentido de explorar o terreno do experimentalismo em poesia por meio de estratégias como a apropriação e  reciclagem de textos preexistentes de diferentes formatos, devidamente processados por meio de um dinâmico sistema de mapeamento dos códigos históricos experimentais, onde os signos são organizados conceitualmente ao invés de gramatical e sintaticamente, isto é, a ideia prevalecendo em relação ao conteúdo, revelando novos mecanismos de geração do poema, uma prática com ênfase nos componentes constitutivos da invenção, da surpresa e do afrontamento.

A presente coletânea é uma tentativa de sairmos desse estado de semiclandestinidade em que se encontra o experimentalismo em poesia, afirmar a sua legitimidade, constituir seus métodos no âmbito de uma civilização telemática.

Alex Hamburger

Maio de 2016


LEIA TRABALHOS DO POETA







Viewing all articles
Browse latest Browse all 5548