Quantcast
Channel: mallarmargens
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5548

FERNANDO CODEÇO LANÇA FOTONOVELA QUARTO 303 (RJ)

$
0
0


COMO PARTE DE SUA EXPOSIÇÃO
NA GALERIA ÍNDICA,
 FERNANDO CODEÇO LANÇA
FOTONOVELA QUARTO 303






Livro faz parte da série “Olympias” que reúne trabalhos realizados pelo artista com travestis da Glória e da Lapa.

Lançamento será dia 12 de abril, às 19h, em Ipanema.

Evento terá debate com o editor Jarbas Lopes e o curador Renato Rezende.

Dia 12 de abril, Fernando Codeço lança na Galeria Índica a fotonovela “Quarto 303”. O livro da Editora Kadê, com fotos de Alan Castelo, faz parte da série Olympias, que reúne trabalhos transmídia realizados por Codeço com travestis na zona de prostituição entre os bairros da Glória e da Lapa, no Rio de Janeiro. O lançamento acontece dentro de sua exposição “Vênus nos Espelhos”, em cartaz na Índica, de 2 de abril a 15 de maio, com curadoria de Renato Rezende.
Numa ação de foto-performance, realizada em 2006, o artista vive uma breve e intensa relação amorosa com a travesti Janini. Em um de seus textos sobre “Quarto 303”, Fernando diz:“Ao agora eu sei que vivi, de fato eu vivi o amor, ainda que passageiro eu conheci o amor, ainda que as horas tenham sido contadas eu tive um amor, ainda que tenha custado dinheiro eu vivi o amor”.

Iniciada em 2006, “Olympias” é uma referência à obra “Olympia” de Édouard Manet. O trabalho de Codeçoconsiste em desenhar e entrevistar travestis em pontos de prostituição nos bairros da Glória e da Lapa, no Centro do Rio. Em exposição na Galeria Índica, ”Olympias” reúne cerca de 120 desenhos de campoe 120 gravuras em algodão (Sudários de Vênus). Outra obra em exposição é “Ciganinha”, instalação e performance com vendedora de objetos garimpados no lixo.

Com trabalhos exibidos no MAM e no Centro Cultural Banco do Brasil, o artista carioca de 31 anos chama esses trabalhos de“antropografias”: práticas artísticas abertas e sem fim, que tangenciam disciplinas como artes visuais, artes cênicas, etnografia, literatura e filosofia.


FERNANDO CODEÇO (Rio de Janeiro, RJ, 1984)

Fernando Codeço é artista visual, designer gráfico, ator e pesquisador. Doutorando em Artes Cênicas pela UNIRIO, é mestre também e Artes Cênicas e bacharel em Teoria do Teatro pela mesma instituição. Entre 2004 e 2007, atuou em alguns coletivos de dança-teatro. Foi co-criador do coletivo de vídeo-performance “Projeto Cérbero”, que realizou 18 ações performáticas entre dezembro de 2008 e março de 2011. Desde 2005 vem desenvolvendo trabalhos transdisciplinares envolvendo diversas mídias e questões relacionadas à antropologia, filosofia e psicanálise. Teve seus trabalhos expostos em diversos museus e centros culturais no Rio de Janeiro, tais como o CCBB-RJ, MAM-RJ e Circo Voador. O curta-documentário “Olympias”, dirigido por Bia Medeiros, que apresenta seu trabalho com as travestis que se prostituem nos bairros da Glória e da Lapa, no Rio de Janeiro, foi exibido em diversos festivais de cinema no Brasil e no exterior, passando por cidades como Berlim, Estocolmo, Bogotá, São Paulo, Santos, Belo Horizonte, Recife entre outras. Como arte-educador, trabalhou no CCBB-RJ, Casa França-Brasil, Sesc-Copa e MAM-RJ.

SERVIÇO

Lançamento da fotonovela “Quarto 303”
Autor: Fernando CodeçoFotos: Alan Castelo
Editor: Jarbas Lopes e KaterinaDimitrova
Impressão e encadernação: Jayme Borges Neto
Páginas: 70
Editora:Kadê

Dia: 12 de abril de 2016
Hora: 19h
Local: Galeria Índica
Entrada franca
End.: Rua Visconde de Pirajá, 82 - loja 117, subsolo - Ipanema (em frente à Praça General Osório) – Rio de Janeiro
Tel: (21) 2523-6493
www.indicaarte.com

Viewing all articles
Browse latest Browse all 5548