No dia 21, às 19h, será lançado, na Livraria Escariz do Shopping Jardins, em Aracaju, o segundo livro de Diego Callazans, poeta baiano radicado em Sergipe. Nódoa, publicado pela renomada editora carioca 7Letras, reúne trinta poemas escritos ao longo de pouco mais de uma década, tratando de temas como a condição humana, a experiência do mundo e a própria poesia. Seu tom oscila sempre entre o filosófico, o lírico e o humorístico.
"É com espanto e deleite que descobrimos um livro como Nódoa, e a cada nova leitura encontramos mais algumas camadas a explorar", diz Jorge Viveiros de Castro, editor da obra, na orelha do livro. Segundo ele: "A mistura de influências – dos clássicos aos modernistas – revela (...) como é possível dialogar com a tradição e com a contemporaneidade de forma original e criativa, sem perder nunca o fio da meada".
Diego Callazans nasceu na cidade baiana de Ilhéus em julho de 1982, mas mora em Aracaju desde os cinco anos. É professor substituto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe, com doutorado em sociologia pela mesma universidade. Em 2013, publicou seu primeiro livro, A poesia agora é o que me resta, pela editora paulista Patuá, também especializada em descobrir novos autores. Lançou em julho de 2015 sua primeira plaquete, Blasfêmias, como parte da coleção megamini, da 7Letras. Em agosto de 2015, a revista Modo de Usar & Co. publicou, em seu blog, a íntegra de sua segunda plaquete, Ensejo. Tem dezenas de poemas publicados em diversas revistas literárias de todo o país.
![]() |