Quantcast
Channel: mallarmargens
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5548

Em novo livro de poesia, Flávia Péret investiga experiência de ser mulher: lançamento em Belo Horizonte

$
0
0
Capa: Valquiria Rabelo


Escritora mineira lança ‘Uma Mulher’ no sábado, 29 de abril, na BANCA, em Belo Horizonte; publicação apresenta versões impressa e expandida, on-line, na qual algoritmo recombina textos

“Uma Mulher”, livro de poesia que Flávia Péret lança no próximo dia 29 de abril, sábado, no espaço dedicado a publicações independentes BANCA, na Savassi, em Belo Horizonte, partiu de uma inquietação da escritora: “Como preservar nossa singularidade, aquilo que temos de particular, as imagens da nossa intimidade, os sentimentos da nossa vida privada e mesmo assim não perder a dimensão do coletivo ou da partilha da experiência de ser mulher, experiência difícil, bonita e comum?”.

Sem oferecer respostas definitivas, “Uma Mulher”é um poema-processo, no qual Flávia Péret pesquisa sobre uma condição específica. As frases desse também poema-lista levam a outras perguntas, ora contraditórias, ora complementares, abrindo incontáveis possibilidades de leitura.

A escrita despojada, simples, direta, às vezes excessivamente coloquial de Péretem “Uma Mulher” cria jogos de linguagem em diálogo com gírias, frases feitas, expressões populares e objetos de consumo, afastando o poema de uma imagem erudita. Acidez, humor e ironia questionam tanto os estereótipos em torno do que é ser uma mulher quanto a beleza de não sair dele, de habitar o lugar comum da experiência de ser mulher.

Além da versão impressa, com tiragem de 200 exemplares, “Uma Mulher” desdobra-se em um livro-expandido on-line. No site http://umamulher.org, desenvolvido por Tande Campos, encontram-se os mesmos versos presentes no papel, porém recombinados a partir de um algoritmo, que gera novos textos em interação com cliques da leitora ou do leitor.

Este é o quarto livro de Flávia Péret, que desde 2013 publica seus trabalhos, textos, poemas, desenhos, zines e livros de artista de forma independente. A atual publicação sai em parceria com o Estúdio Guayabo, com projeto gráfico da designer Valquíria Rabelo. As também escritoras Letícia Féres e Marília Garcia assinam, respectivamente, prefácio e posfácio.



Flávia Péret publicou também “Imprensa Gay no Brasil” (Publifolha, 2011), “10 Poemas de Amor e de Susto” (Edição independente, 2013) e “A Outra Noite” (Edição independente, 2015). Além de escritora, é professora de literatura. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), também estudou Literatura Latino-americana na Universidade de Buenos Aires (UBA). Participou do programa Rumos de Literatura, na categoria Crítica Literária (2010/2011), promovido pelo Itaú Cultural, e foi vencedora do Prêmio Folha Memória – Programa de Orientação de Pesquisa em História do Jornalismo Brasileiro, organizado pelo jornal Folha de S. Paulo (2010). Desde 2009, atua como arte-educadora no campo da palavra e do livro. Atuou na gráfica OI Kabum, onde desenvolveu projetos de fomento à produção literária e editorial de jovens escritores, como o edital Escreve Que Quero Ler. Atualmente, participa do coletivo Habitantes, idealizador da XIA - Feira de Publicações Ultra-Independentes de BH. Vive e trabalha em Belo Horizonte.


SERVIÇO
Lançamento do livro “Uma Mulher”, de Flávia Péret
Data: 29 de abril, sábado
Horário: 10h
Local: BANCA – Rua Gonçalves Dias, 789, Funcionários. http://banca.site

Entrada gratuita. O livro estará à venda por R$25.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 5548